Questões Émile Durkheim
1) Segundo Durkheim, a definição de educação usada por Stuart Mill, apresenta um sentido bastante amplo e ele por sua vez acha que a educação em questão se refere mais aquela entre pais e filhos, ou ensinamentos de um adulto sobre crianças. A educação não pode ser colocada como sendo tudo aquilo que fazemos por nós, ou por aquilo que os outros acham que seja a perfeição.
2) a- Segundo Kant"o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz... perfeição, ouve-se dizer muitas vezes, é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.
b- Definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto" fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes(James Mill); porque a felicidade é coisa essencialmente subjetiva, que cada um aprecia a seu modo."
O ponto fraco é que as duas partem do pressuposto de que existe uma educação ideal, que seja apropriada a todos os homens, sem distinção, quando isso não é verdade, pois existem interesses diferentes entre as pessoas e também habilidades diversas, nem todas as pessoas nasceram com o dom do raciocínio através do pensamento.
3)Para definir educação é necessário considerar os sistemas educacionais que existem ou que existiram e aproveitar deles o que tenham em comum. Para existir essa educação, é preciso que uma geração de adultos e uma de crianças e jovens para que aconteça uma ação da primeira sobre a segunda. Caso contrário não acontecerá.
4) Cada sociedade quer fazer de seus homens seres ideais para determinadas tarefas e para cumprirem o que é necessário. De acordo com o momento pelo qual a sociedade está passando é o tipo de educação que ela impõe sobre os indivíduos, esta se apresenta muitas vezes de modo irresistível fazendo com que as pessoas não consigam mais educar seus filhos como queriam.
5) a- suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; b_ certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular( casta, família, classe, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. Portanto é a sociedade juntamente com o meio social do indivíduo que determinam este ideal a ser realizado.
6) Conclui que o fim da educação é constituir em nós um ser social, a partir daquilo que a sociedade quer e também do que nossa vontade particular. Em cada um de nós pode existir dois seres, um formado só por nós mesmos e outro retratando a sociedade na qual está inserido.
7) Sociedade e indivíduo são dependentes porque um complementa o outro, para se tornar melhor o indivíduo acaba melhorando a sociedade, e a ação dessa sociedade sobre o indivíduo através da educação tem o único objetivo de engrandecê-lo, torná-lo uma criatura mais culta, mais verdadeira, isso tudo somando-se ao esforço feito pelo indivíduo, que não pode receber esse engrandecimento sem ter se esforçado para isso.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home