DOMINAÇÃO
Após realizar o trabalho sobre o tema tipos de dominação, por Weber, pensei em como colocar essas idéias no dia-a-dia. Analisando o assunto conclui que todos nós passamos por dominações por livre vontade ou contrariados. Na escola em que trabalho, felizmente a equipe diretiva não se aproveita do poder que o cargo lhe dá para dominar, tudo o que é possível fazer com o apoio e aval de todos é feito, claro que existem regras e assuntos que não tem como.
Porém acho que nos dias de hoje o que se sobressai é a dominação carismática pois as pessoas estão se sentindo abandonadas e procuram alguém em quem depositar suas esperanças, sejam estas pessoas, políticos, religiosos ou quem esteja a fim de dar ouvidos a suas lamentações. Dessa forma fica fácil ludibriar as pessoas, principalmente as que são mais humildes, que não têm, muitas vezes o senso crítico necessário para discernir quem está a fim de ajudar realmente ou quem quer se aproveitar de uma situação.
Minha escola está localizada numa área que existe a mais de trinta anos , até hoje não possui rede de esgoto, e a cada eleição os mesmos políticos vão até lá, tornam a prometer o que eles deveriam ter por direito e novamente se elegem esquecendo-se do assunto até o próximo pleito a ser disputado. Isso não deixa de ser umtipo de dominação pois as pessoas acreditam que desta vez vai ser diferente, que o cara vai cumprir o que prometeu, mas não dá certo.
Falar sobre dominação é difícil porque surgem muitas idéias mas se torna complicado ordená-las. Li e reli o texto e ainda assim foi difícil montar um texto, espero ter pelo menos chegado perto do que realmente o assunto pretendia dizer.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home